China revela plano de desenvolvimento para minorias

Na última quinta-feira (29/3), a China revelou o seu primeiro plano de desenvolvimento para as minorias étnicas que vivem no país. Durante o 11.° plano Quinquenal a China pretende concretizar 11 tarefas principais, finalizar 11 projetos majoritários e com

As 11 principais tarefas foram enunciadas nesta segunda-feira (2) pelo jornal Diário do Povo, em Pequim. O plano prevê melhorar as infraestruturas das regiões autônomas nacionais de forma que ajudem a desenvolver o país, resolvam problemas e satisfaçam os anseios de seus povos.


 


As outras tarefas do plano cobrem diversas áreas: Promover a educação e o desenvolvimento da ciência e tecnologia, melhorar o serviço de saúde e médico, desenvolver iniciativas culturais, aumentar o bem-estar social, direcionar talentos individuais das comunidades, indo além das minorias étnicas e regiões autônomas. Aperfeiçoar as leis e o sistema teórico político, e também construir um ambiente de harmonia entre todas as nacionalidades.


 


Detalhando o plano, o Diário do Povo dá as diretrizes dos 11 projetos que o plano pretende desenvolver nos próximos 5 anos: Retirar grupos minoritários da pobreza, ajudar a desenvolver a educação fundamental, estabelecer universidades nas comunidades, desenvolver a medicina popular dessas minorias, desenvolver suas culturas, cultivar pessoas de talento, estabelecer leis, facilitar o contato e a cooperação entre as minorias e cidadãos estrangeiros, estabelecer um sistema de informações que seja gerenciado pelas minorias, estudar suas situações atuais e estabelecer um sistema de serviços compatível com todo o país.


 


Até 2010 a China pretende cumprir seis objetivos, que são aumentar 6% a taxa de crescimento da renda de moradores de cidades e do campo, aumentar a taxa de população com nove anos de escolaridade para 95%, reduzir a taxa de mortalidade para níveis de 2005, aumentar o número de publicações em 20% e 25% a partir dos níveis de 2005, aumentar a proporção de trabalhadores qualificados nas minorias étnicas para 9% e aumentar o tamanho da população urbana das regiões autônomas para a cifra de 28% do total da população da região.