China flexibilizará restrições ao capital estrangeiro

A China flexibilizará as restrições aos que considerar como Investidores Institucionais Nacionais Qualificados (QDII, em inglês), para permitir que estendam suas operações no exterior em novos setores.

Segundo o subdiretor da Administração Estatal de Divisas Estrangeiras (Aede) Li Dongrong, citado pela agência oficial Xinhua, a escolha de novos setores de rentabilidade potencial está sendo analisada.


 


A Aede também está considerando incluir companhias de valores no mecanismo de QDII, disse Li em reunião financeira nacional.


 


Atualmente, os investidores qualificados só podem investir nos produtos financeiros de renda fixa.


 


Segundo Li, o mecanismo de QDII ainda está na etapa inicial, e os produtos não são bem vendidos porque no mercado financeiro chinês existe um âmbito limitado para o investimento, altos riscos, baixa rentabilidade e pouca acessibilidade.


 


A China lançou o mecanismo de QDII em 2006, permitindo aos investidores institucionais nacionais qualificados elevar seus fundos em moeda chinesa e comprar divisas da Aede para fazer investimentos em ultramar.


 


Até agora, 30 instituições possuem o título de QDII: 11 bancos nacionais, 7 bancos de capital estrangeiro, 11 companhias de seguros e um fundo mútuo.