Vacina cubana contra câncer será testada na Malásia

As autoridades sanitárias da Malásia testarão em doentes de câncer de pulmão a vacina desenvolvida pelo Centro de Imunologia Molecular de Cuba, que aparentemente aumenta a expectativa de vida, informou neste sábado (31) a imprensa local.

O efeito da vacina será examinado em 230 doentes malaios que sofrem de câncer de pulmão em estado avançado. Eles serão acompanhados por especialistas de 12 hospitais da Malásia.


 


Numa entrevista coletiva em Kuala Lumpur, a médica cubana Gisela González Marinello disse que a vacina foi testada anteriormente em Cuba, Canadá e no Reino Unido, com bons resultados. “Ela provoca uma resposta do sistema imunológico e destrói a células cancerígenas”, explicou.


 


Os testes deverão levar cerca de 18 meses, supervisionados pela companhia farmacêutica Bioven, que tem os direitos de patente nos países do Sudeste Asiático, e pelo Centro de Pesquisa do Câncer de Kuala Lumpur.


 


Segundo a Bioven, os resultados poderão levar a empresa a registrar a patente da vacina na Austrália, Nova Zelândia, Japão e Europa .