Aeronáutica propõe controle civil para regular tráfego aéreo

O Comando da Aeronáutica divulgou neste sábado (31) nota em que propõe a criação de um novo órgão para regular o trabalho dos controladores de vôo. Este ficaria diretamente vinculado ao Ministério da Defesa, e não mais à Força Aérea. Assim, o tráfego aére

A desvinculação dos militares era uma das reivindicações dos controladores que entraram em greve nesta sexta-feira (30) à noite, provocando caos em vários aeroportos do país.


 


Algumas horas após o início da paralisação, os controladores e o governo federal fecharam um acordo pelo qual foram aceitas as exigências de rever salários, criar um plano de carreira e começar a discutir a retirada da função da área militar.


 


O governo também aceitou cancelar todas as transferências de operadores para outras cidades feitas nos últimos seis meses, vistas pela associação como uma forma de retaliar os grevistas.


 


Dos Estados Unidos, onde chegava naquele momento para um encontro com o colega George W. Bush, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o fim da paralisação nos aeroportos era uma “questão de segurança nacional”, segundo o ministro da Comunicação Social, Franklin Martins.


 


Confira a íntegra da nota ao final da matéria.


 


Lula quer “Decisão final” crise aérea


 


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste sábado que quer uma solução definitiva para a situação dos controladores de tráfego aéreo até a próxima terça-feira. Uma greve da categoria na noite de ontem (30) provocou atrasos de vôos, cancelamentos e confusões em vários aeroportos.


 


Lula chegou a Washington no final da noite de sexta e ficou sabendo da mobilização quando ainda estava no avião presidencial. Ele disse que após desembarcar, conversou com o vice-presidente, José Alencar, o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, e os ministros Paulo Bernardo (Planejamento) e Waldir Pires (Defesa) até 1 hora da manhã de hoje.


 


“Estou voltando ao Brasil. Espero que as coisas se normalizem até amanhã e, na terça-feira, vamos tomar uma decisão final”, afirmou o presidente, que retorna ao país hoje à noite, após encontro com o norte-americano George W. Bush.


 


Lula disse que a crise no setor aéreo é fruto de um problema de gestão antigo e que não pode aceitar que os controladores deixem milhares de passageiros esperando por horas no aeroporto, mesmo que seja por melhores condições de trabalho.


 


“As pessoas que têm uma função considerada essencial precisam ter mais responsabilidade do que outras. Quando eu era dirigente sindical e queria decretar greve nas empresas, tinha determinados setores que a gente decidia que não iriam parar, porque era importante para a produção do serviço que era essencial”, afirmou Lula.


 


O presidente ressaltou, no entanto, que é importante atender às reivindicações dos controladores e, ao mesmo tempo, reestruturar o setor aéreo brasileiro. Também defendeu o comandante da Aeronáutica e ponderou que está no cargo há pouco tempo – tomou posse no dia 28 de fevereiro.


 


“O brigadeiro Saito é um homem de qualidade. É um brigadeiro extraordinário. É um militar exemplar. Não podemos achar que tenha alguma responsabilidade. É uma coisa estrutural que nós temos que resolver. É um problema meu, do brigadeiro Saito, do ministro da Defesa, dos controladores e da sociedade brasileira, que não pode ser vítima de determinados comportamentos”, disse.


 


Not da Aeronática


 


“Em decorrência do acordo estabelecido na noite de 30 de março entre o governo federal e os controladores, o Comando da Aeronáutica propôs que os controladores passem a exercer, independentemente da gestão militar, o controle de tráfego aéreo de natureza civil, a partir da criação de um novo órgão, diretamente subordinado ao Ministério da Defesa. Os militares e civis que atuam em órgãos de controle de tráfego aéreo passarão à subordinação dessa nova organização.


 


A Aeronáutica continuará com sua atribuição institucional de Controle do Espaço Aéreo, cabendo ao novo órgão a ser criado o Controle da Circulação Aérea Geral.


 


O Comando da Aeronáutica compreende a posição assumida pelo governo, em face da sensibilidade do assunto para os interesses do país, principalmente no tocante à garantia da tranqüilidade do público usuário de transporte aéreo.


 


O Alto Comando da Aeronáutica, diante da gravidade da atitude adotada pelos controladores, destaca a importância da manutenção dos princípios basilares da hierarquia e da disciplina e reafirma a coesão da Força Aérea sob a autoridade de seu comandante.”