Abertas inscrições ao prêmio José Reis de Divulgação Científica

Os interessados em concorrer ao prêmio José Reis de Divulgação Científica, concedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), têm até o dia 11 de maio para efetuar a inscrição.

    Para a 27ª edição, a modalidade é Divulgação Científica, e será premiado o pesquisador ou escritor que contribui para tornar a ciência e a tecnologia conhecidas do grande público.


 


    O ganhador receberá uma importância em dinheiro, equivalente a US$ 4,5 mil, diploma, passagem aérea e hospedagem para participar da solenidade de entrega do prêmio na reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorrerá de 8 a 13 de julho, na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém.


 


    A atribuição do prêmio competirá a uma comissão julgadora designada pelo CNPq, composta por quatro membros de livre escolha da instituição e mais quatro membros indicados pelas seguintes entidades: Associação Brasileira de Divulgação Científica, Associação Brasileira de Editores Científicos, Associação Brasileira de Jornalismo Científico e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.


 


    A comissão julgadora avaliará os trabalhos até 22 de junho e o resultado final será anunciado no dia 25 de junho. O prêmio foi criado em 1978 em homenagem ao médico, pesquisador, jornalista e educador José Reis, que nasceu no Rio de Janeiro, em 1907, e morreu em São Paulo, em 2002, aos 94 anos de idade.


 


Mais informações: www.cnpq.br/premios.


 


Fonte; Agência Fapesp