Lula é recebido com festa pelos formandos do ProJovem

A jovem Fabíola Maria do Nascimento, 22 anos, engravidou aos 17 e, como precisava sustentar o filho, teve que abandonar a escola. A realidade da pernambucana de Brasília Teimosa, no Pina, é semelhante a de muitos outros brasileiros. No  entanto, há u

A cerimônia, realizada no Chevrollet Hall, contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Voltei a estudar porque me deram outra oportunidade. Agora não penso mais em parar”, disse Fabíola.



Quando Lula pisou no palco do Chevrollet Hall foi bastante aplaudido. Recebeu cartas, camisas para serem autografadas, flores e até carteira profissional. Uma das estudantes chegou a entregar um bebê para o presidente, que dispensou o protocolo e falou aos jovens durante cerca de 30 minutos, deixando de lado o discurso previamente preparado para a ocasião.



“Quero falar hoje com a minha alma. O que vou ter com vocês é mais do que uma conversa de presidente. Vou falar como um nordestino, que saiu de Garanhuns, no interior de Pernambuco, aos 7 anos de idade para tentar a vida em São Paulo”, afirmou.



Durante todo o discurso, Lula, que concluiu apenas o ensino fundamental e se formou em tornearia mecânica pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), comparou sua trajetória com a dos jovens. “Se tem alguém aqui que pode falar em nunca desistir sou eu, que tentei três vezes até conseguir chegar à presidência”. O presidente reforçou  o compromisso do seu segundo mandato com a educação. “Não podemos achar que já cumprimos nossa obrigação. Este diploma é apenas o começo. Nós precisamos agora dar continuidade a este projeto”, ressaltou.



A oradora da turma de formandos, Cledjane Walkíria Lúcia da Hora, 24, que se qualificou através do ProJovem em telemarketing e está empregada há quatro meses, também parou de estudar quando engravidou do primeiro filho, aos 15 anos. “Não precisamos nos envergonhar porque paramos de estudar. Nós tivemos uma nova oportunidade”, disse. O rapper João Batista Ferreira, 20, conhecido como Logan MC, formado em telemática (montagem e manutenção de computadores), estava orgulhoso. “Vejo Lula como a estrela que brilhou. O exemplo dele mostra que também somos capazes.” 



Além do presidente Lula, participaram da solenidade os ministros Fernando Haddad (Educação); Sergio Rezende (Ciência e Tecnologia) e Luiz Dulci (Secretaria Geral da Presidência); o governador Eduardo Campos e o prefeito do Recife, João Paulo.



Criado pelo Governo Federal em 2005 e iniciado pelo Recife, em julho do mesmo ano, o ProJovem oferece a jovens com idades entre 18 e 24 anos, a oportunidade de conclusão do ensino fundamental II (5ª a 8ª série), em pouco mais de um ano. As aula acontecem à noite nas escolas municipais, e nas chamadas Estações da Juventude.



Os alunos também participam de cursos profissionalizantes, incluindo informática, e ganham uma bolsa de R$ 100. No Recife, o ProJovem já formou 700 alunos da 1ª Estação, que funcionou no bairro do ibura. Além dos 4.200 jovens que se formaram hoje, 900 alunos continuam no programa.