Genro critica EUA na véspera de reunião de Lula e Bush

O ministro da Justiça, Tarso Genro, criticou o Poder Judiciário dos Estados Unidos por estar fazendo vista grossa em torno das torturas cometidas em prisões dentro e fora do território americano. Segundo ele, “basta lembrar que a Suprema Corte American

As declarações foram feitas nesta sexta-feira (30), dia em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia viagem aos Estados Unidos, onde terá encontro amanhã com o presidente norte-americano George W. Bush.


 


Para Genro, “a Justiça americana silencia perante a possibilidade de que nos campos de prisioneiros, dentro e fora do seu território, se tornem insignificantes os vínculos da Constituição americana com os direitos humanos e, portanto, a aceitação tácita da tortura, que como se sabe é uma forma medieval de obtenção da prova.”


 



Genro disse ainda sobre os Estados Unidos que é “absolutamente risível, que uma democracia republicana, como a democracia americana, hoje se encontre em um impasse autoritário, do qual não se sabe como ela vai atravessar”. O ministro esteve no Rio para uma aula inaugural da Universidade Cândido Mendes.


 


Fonte: IG