BarCamp discutirá inclusão digital e laptop populares

Educação e novas tecnologias, laptop US$100 (também chamados de “laptops populares”), direito autoral, formas de compartilhamento, software livre, inclusão digital,  jornalismo participativo, blogs. Estes temas e muitos outros atravessam a mídia, os

O objetivo do BarCamp é proporcionar interação e descontração entre os participantes. Ao contrário das conferências tradicionais, não há uma pauta pré-definida de apresentações e grupos de trabalho. Os participantes decidem a grade de programação e formam os círculos de debate conforme seus interesses, invertendo o modelo “top-down” das reuniões de especialistas e adotando um modelo emergente, “bottom-up”. O trabalho da organização é mais facilitar do que comandar.


 


Nesta segunda edição o BarCamp pretende demonstrar, debater, conhecer o projeto UCA (Um computador por Aluno) e a proposta do modelo pedagógico da OLPC (One Laptop Per Child), também conhecido por ''laptop de 100 dólares''.


 


O LEC (Laboratório de Ensinos Cognitivos da UFRGS), apresentará de forma descontraída a experiência desenvolvida da Escola Luciana de Abreu, onde as crianças já estão utilizando os laptops como ferramenta educacional.


 


''Traga seu chimarrão, sua térmica de café, e venha participar deste evento”, diz o convite ao evento. As inscrições são livres. 


 


Onde:
Centro Universitário de Cultura e Arte da UNE (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação – Av. Paulo Gama, s/nº, Prédio 12201 – Centro – Sala 101)


 



Quando:
30 e 31 de março (todos os turnos, a partir das 10h)


 


Realização:
CUCA – Centro de Cultura e Arte da UNE        


Apoio:
ASL Associação Software Livre.org
LEC Laboratório de Ensinos Cognitivos


 


Saiba mais:


BarCamp na Wikipedia:
http://en.wikipedia.org/wiki/BarCamp

BarCamp do mundo:
http://www.barcamp.org/

BarCamp Brasil:
http://barcamp.blaz.com.br/

BarCamp São Paulo:
http://barcamp.blaz.com.br/evento/sampa

BarCamp POA:
http://barcamp.blaz.com.br/evento/poa2