Por adesão ao bloco, Bolívia aprofunda vínculos com Mercosul

O governo da Bolívia enviou a Assunção, no Paraguai, uma missão para aprofundar os mecanismos de sua eventual incorporação como membro pleno do Mercosul, segundo informação divulgada nesta quarta-feira (28/3) pelo vice-ministro de Relações Econômicas e In

“Vim em uma delegação para analisar os elementos de uma possível adesão da Bolívia ao Mercosul”, declarou Giménez, pouco antes do início da primeira reunião ordinária do Grupo do Mercado Comum, órgão técnico de decisão do bloco, sob a presidência rotativa do Paraguai.



Giménez se referiu à visita realizada na segunda e na terça-feira a Assunção do vice-ministro de Relações Exteriores Aldo Ruiz, com quem manteve uma reunião reservada. Ele esclareceu que as autoridades bolivianas realizaram reuniões similares com negociadores do Brasil, Argentina e Uruguai, membros fundadores do Mercosul junto ao Paraguai.



A Bolívia, país associado ao Mercosul, tramita sua adesão ao bloco após a aprovação, no ano passado, da incorporação da Venezuela, que tem um prazo de quatro anos para se adequar à Tarifa Externa Comum e outros sete para o resto de sua normativa comercial do bloco.



Giménez destacou que o caso da Bolívia é diferente em relação ao da Venezuela “porque tem outras condições, está colocando uma série de condições e vamos ver como as compatibilizamos com o que estabelece o Mercosul para sua adesão”.



O vice-ministro afirmou que estão diante de “uma etapa de aproximação e de perspectiva” e que o caso provavelmente determine a criação de um grupo de trabalho para seguir debatendo a proposta boliviana.