Oposição entrega abaixo-assinado para abrir CPI dos Aeroportos

Os partidos de oposição entregaram, nesta quinta-feira (29), ao presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), abaixo-assinado em favor da criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Aeroportos. Mais de 30 mil assinaturas foram recolhidas

Deputados da base alidada do governo alegam que esse abaixo-assinado é mais um “jogo de cena” da oposição e que, em vez de vender a imagem de que uma CPI resolveria o problema dos atrasos nos aeroportos no Brasil, poderia sugerir medidas administrativas para, de fato, resolver o problema.


 
“(A oposição) quer vender para a sociedade a falsa idéia de que essas assinaturas e uma CPI solucionaria o problema. Isso é até faltar com um certo respeito com a inteligência do povo brasileiro. Eu gostaria que a oposição tivesse mais capacidade propositiva”, disse o deputado Maurício Rands (PT-PE).



Segundo o líder do Partido Democrata (ex-PFL) na Câmara, deputado Onyx Lorenzoni (RS), o número de assinaturas derruba o argumento do governo de que não há fato determinado na criação dessa CPI. “São 30 mil fatos determinados com nome, documento de identidade e CPF. Essas são as pessoas que estão sofrendo. Primeiro, os transtornos, segundo, os prejuízos e terceiro, o risco de vida que é eminente para todos nós”, disse.



A expectativa é que ainda hoje o Supremo Tribunal Federal (STF) decida sobre o recurso da oposição que pede a instalação imediada da CPI. Onyx Lorenzoni disse que em conversas prévias com o relator do processo, ministro Celso de Mello, há a previsão de que o pedido seja acatado pelo STF e que a CPI seja realmente instalada.



Agência Brasil