Novo protesto no RJ pelo passe livre intimida Justiça

A manifestação pelo passe livre no Rio de Janeiro reuniu cerca de mil estudantes na tarde desta quinta-feira (29). Segundo a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) os protestos ocorreram pacificamente e seguirão acontecendo até que o Tribuna

A manifestação saiu da Cinelândia em direção ao Tribunal de Justiça do Rio. Para Thiago Franco, presidente da Ubes, “os protestos tiveram saldo positivo e promoveram o diálogo do movimento com diversos setores da sociedade”. Ele prometeu novas ações se a Justiça não voltar atrás na ação que beneficia empresas de ônibus e acaba com o passe livre na cidade.


 


Às 14 horas da próxima segunda-feira (1º de abril), o comando em defesa do passe livre fará reunião na sede da Ubes (Rua Praia do Flamengo 123) na capital fluminense para discutir novas ações.


 


Violência marcou protestos pelo passe livre desta quarta-feira (28)


 


A manifestação de quarta, que reuniu dois mil estudantes no centro do Rio, foi marcada por confrontos entre estudantes e Polícia Militar. Pelo menos seis pessoas foram detidas e mais seis ficaram feridas. 


 


O clima começou a ficou tenso quando comando da manifestação perdeu o controle do protesto e estudantes começaram a jogar pedras contra a sede do Tribunal de Justiça.  Policiais do Batalhão de Choque da PM chegaram ao local e partiram para cima dos jovens com o objetivo de conter o protesto. Os PMs usaram bombas de efeito moral e gás pimenta contra os manifestantes, que revidaram com pedras. As cenas causaram desespero e algumas pessoas passaram mal no local.


 


A passeata foi organizada por entidades do movimento ligadas ao PSTU e PSOL.