Ministro vai decidir os investimentos com as bancadas

O ministro da Integração Nacional, Gedel Vieira Lima, afirmou nesta quinta (29) à tarde, em seu gabinete em Brasília, em audiência com os deputados da Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, que os investimentos a serem fe

A presidente da comissão, Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que coordena a bancada do Amazonas no Congresso Nacional, considerou boa a iniciativa e disse ao ministro que os parlamentares pretendem melhorar o volume de recursos por meio das emendas na comissão.


 


“Para se ter idéia, dos R$ 62 milhões aprovados pela comissão para 2007, apenas R$ 10 milhões foram destinados a pasta da Integração. Precisamos melhorar esses recursos”, lembrou a parlamentar.



Vanessa afirmou que no caso do Amazonas a bancada já tem algumas demandas, mas não está descartado que outras apareçam no processo de discussão com o governador Eduardo Braga (PMDB) e o prefeito de Manaus, Serafim Corrêa (PSB). “Nós estamos reivindicando, por exemplo, que a ADA (Agência de Desenvolvimento da Amazônia) e a futura Sudam (Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) tenham poder de apreciar projetos, isto é, queremos um departamento autônomo funcionando em Manaus”, explicou.



Outra demanda que deve ser apresentado ao ministro, segundo Vanessa, é a maior flexibilização do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) como forma de garantir maior recursos para os projetos de desenvolvimento no Estado.



O ministro Gedel também se comprometeu em participar, no dia 18 de abril, do lançamento do selo comemorativo dos 10 anos de criação da Comissão da Amazônia e no mesmo dia de uma audiência sobre o projeto de transposição do São Francisco, proposta de autoria do deputado José Guimarães (PT-CE).



De Brasília
Iran Alfaia