Valentim saúda 85 anos do PCdoB em discurso no plenário da Câmara

“No último dia 25, o Partido Comunista do Brasil comemorou 85 anos de existência. Este é um dia muito importante não só para nós Comunistas mas, para todos àqueles que defendem o povo brasileiro, a democracia, a soberania nacional e os mais amplos dire

O parlamentar destacou que, apesar de ter permanecido na ilegalidade durante a maior parte de sua existência, foram 61 anos, “mesmo assim, o Partido influenciou decisivamente o movimento sindical brasileiro, a luta pela reforma agrária e a construção efetiva do conceito de uma pátria livre e soberana”.


  
E destacou como as principais bandeiras defendidas nesses 85 anos, as campanhas em defesa do monopólio estatal do petróleo – O Petróleo é nosso, as Diretas Já!, anistia aos presos políticos durante a ditadura militar, e o Fora Collor. “Além disso, o PCdoB defende os direitos dos trabalhadores, das mulheres, dos negros, operários e estudantes, além da inserção na sociedade de todo um contingente de pessoas excluídas”, afirmou.


  
Na avaliação de Edmilson Valentim, “estamos vivendo um momento favorável às forças democráticas e progressistas na América Latina e no Brasil, que permitem a construção de um novo paradigma”, disse, destacando o apoio do Partido ao rumo adotado pelo governo Lula.



“Há muito tempo o País não vivia um momento tão propício ao crescimento econômico e o desenvolvimento de um projeto de expansão nacional sólido. Apoiamos o Programa de Aceleração Econômica e as medidas anunciadas pelo governo em relação à educação e aos programas sociais”, enfatizou.



Audácia e ousadia


  
O parlamentar comunista, após avaliação do passado e presente, falou sobre as perspectivas futuras, destacando a necessidade de “aprofundarmos as mudanças econômicas, sociais e políticas”, e, lançando mão das palavras que já adotaram como slogan – audácia e ousadia, enfatizou a importância de “sermos mais audaciosos em busca de um ritmo mais acelerado de crescimento da economia, com a geração de empregos e a distribuição de renda”.



“Defendemos uma política de redução de juros ousada, uma alteração na política cambial e uma redução dos impostos”, enumerou, acrescentando ainda como bandeira de luta do Partido “uma política de reforma agrária mais ampla e efetiva”.


  
Valentim encerrou suas palavras com um depoimento pessoal da condição de membro do Partido há mais de 24 anos: “Nem nos nossos piores momentos, considerei a possibilidade de me filiar a uma outra agremiação partidária”.


  
Mulheres



O parlamentar aproveitou a ocasião para anunciar a realização do 1ª Conferência Nacional do PCdoB sobre a Questão da Mulher, nos próximos dias 29, 30 e 31 em Luziânia, Goiás. “Estarão em pauta os principais aspectos da luta emancipacionista dos militantes comunistas pela construção do socialismo”, afirmou.


  
“As mulheres querem viver numa realidade onde seu papel social seja respeitado e valorizado, contribuindo assim para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, destacou.


 
De Brasília
Márcia Xavier