Brasil pode ter a 8ª economia do mundo até 2010

O Brasil, décima maior economia do mundo, pode galgar duas posições até 2010. A previsão foi feira por Alex Agostini, economista-chefe da Austin Asis Rating. A principal referência de Agostini é a revisão do metódo de cálculo do PIB. O IBGE anunciou ne

Segundo o economista, em quatro anos o Brasil pode atingir o oitavo lugar entre as economias mundiais. ''O Brasil tem apresentado níveis de crescimento e taxa de inflação superiores ao Canadá e à Espanha'', afirma Agostini, ressaltando que o cálculo é realizado com base no crescimento nominal, sem descontar a inflação.


 


De acordo com ele, somente a Rússia pode ultrapassar o país, já que está com índices de expansão do PIB e de inflação maiores que o do Brasil. Agostini ressaltou ainda que atualmente as dez maiores economias do mundo concentram 70% da riqueza mundial e o Brasil representa 2,2% do PIB do mundo.


 


A revisão do IBGE também elevou a classificação brasileira no ranking de avanço dos PIBs da América Latina. O Brasil, que antes só apresentou um crescimento maior do que o Haiti, ficando em 18º entre 19 países, agora está em 15º, empatado com a Guatemala.


 


Conforme os cálculos de Agostini, a mudança na metodologia fez o PIB do Brasil ultrapassar pela primeira vez a casa de US$ 1 trilhão, somando US$ 1,067 trilhão em 2006.


 


Da Redação, com UOL


 


Leia também: Brasil cresceu 3,7% em 2006 e é a 10ª maior economia, diz IBGE