“Armazene tudo”: Yahoo anuncia e-mail ilimitado

O Yahoo informou nesta terça-feira (27) planeja oferecer capacidade ilimitada de armazenamento de e-mail a seus quase 250 milhões de usuários a partir do mês de maio. O maior serviço de e-mail do mundo está acabando, dessa forma, com o limite gratuito de

A medida é uma resposta ao explosivo crescimento do tamanho dos arquivos anexados, com cada vez mais pessoas dividindo fotos, músicas e vídeos por correio eletrônico. “Nós estamos dando a eles razões para ter sempre que deletar velhos e-mails”, disse o co-fundador do Yahoo, David Filo. “Mas é possível guardar as coisas para sempre.”


 


Além de beneficiar seus usuários atuais, o Yahoo cria uma vantagem competitiva na disputa entre sites de correio eletrônico. A Microsoft oferece 2 gigabytes de e-mail gratuito, enquanto o Google cede 2,8 gigabytes através de seu Gmail.


 


Funcionários disseram que a decisão reflete a queda nos custos de armazenamento, enquanto novos computadores pessoais podem guardar até mil gigabytes de dados (1 Terabyte). Em contraste, quando o Yahoo lançou o seu serviço de e-mail há uma década, a capacidade era limitada a 4 megabytes por usuário e os PCs mais potentes da época armazenavam 144 megabytes.


 


E-mail, a vida?


 


“As pessoas devem ver o e-mail como algo em que elas estão arquivando suas vidas”, disse Filo, que permanece trabalhando no gerenciamento de operações técnicas na companhia californiana e que carrega o título honorário de Chefe Yahoo.


 


Prevista para maio, a mudança para a capacidade ilimitada deve demorar um mês para ser concluída, disse Jonh Kremer, vice-presidente do Yahoo Mail. “Nós temos monitorado de perto o uso médio (da capacidade de armazenamento e-mail)”, afirmou.


 


“Estamos certos de que nossos usuários estão bem abaixo da média de 1 giga. O que nós vemos é um número crescente de arquivos mais pesados, uma vez que os consumidores enviam cada vez mais fotos.”