Sanções fazem Irã reduzir proporção do dólar em reservas

Nos últimos tempos o Irã vem reduzindo progressivamente a proporção de dólares em suas reservas, passando para outras moedas estrangeiras, como o euro.

O presidente do banco central iraniano, Ebrahim Sheibani, declarou nesta terça-feira (27/3) que seu país decidiu reduzir em até 20% suas reservas de divisas em dólares, para investir em outras moedas estrangeiras como o euro. A ação vem em resposta à hostilidade dos Estados Unidos contra o Irã.


 


Sheibani, citado pelas agências iranianas, informou que a economia do país pode suportar as sanções aprovadas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas e ressaltou que dispõe de reservas de divisas para enfrentar qualquer contingência.


 


“Em dólares, hoje, temos um nível mínimo, em torno de 20%, porque é o que precisamos manter”, disse. Ele considerou simbólicas as novas sanções da ONU. “Não acho que tenham ou possam ter nenhum efeito sobre a economia iraniana porque estão limitadas a algumas áreas, que não estão muito relacionadas à nossa economia”, opinou.


 


Sem revelar dados sobre o volume das reservas de divisas do Irã, o presidente do banco central disse que se encontram num nível máximo e que permitem enfrentar perfeitamente operações de dívida.


 


Nos últimos tempos o Irã vem reduzindo progressivamente a proporção de dólares em suas reservas de divisas, passando para outras moedas estrangeiras como euros. “Estamos diversificando nossas reservas em diferentes moedas”, explicou.