Peça sobre resistência à ditadura militar no Dia Mundial do Teatro

No Dia Mundial do Teatro – nesta terça-feira (27), o grupo carioca Tá na Rua abre a Mostra Teatro de Rua, às 16 horas, na Praça do Ferreira, no centro da cidade de Fortaleza. A Mostra integra a programação do I Festival BNB das Artes Cênicas, que abran

Dirigido pelo diretor teatral mineiro Amir Haddad, o Tá na Rua é um dos grupos mais importantes do País e com significativo reconhecimento internacional. Amir Haddad e o seu grupo farão duas apresentações do espetáculo “Dar não dói, o que dói é resistir”.



O espetáculo reúne uma expressiva amostra da resistência cultural brasileira no período ditatorial entre 1964 e 1985, ao lançar luzes sobre um dos períodos mais turbulentos da nossa História. A peça teatral de rua procura restabelecer a conexão entre a produção artística e um projeto de emancipação político-cultural do País, criando pontes entre o passado e o momento atual.


 


Ainda dentro da programação do I Festival BNB das Artes Cênicas, o diretor e o grupo também ministrarão a oficina “O ator no espaço aberto”. Na oficina, serão estimuladas a memória do corpo brasileiro, noções de espaço e principalmente a criação de um coletivo de trabalho. Os estímulos utilizados são a música, a dança e adereços. A metodologia aplicada pelo grupo no ensino do teatro de rua se baseia em analogias de sistemas simbólicos das culturas populares, entre elas o carnaval, o futebol e as culturas religiosas afro-brasileiras, mediterrâneas e católicas.