Sem categoria


Movimentos sociais, militantes e simpatizantes comemoram os 85 anos em Belém

Os comunistas paraenses realizaram no último domingo, dia 25, uma série de atividades em homenagem aos 85 anos de luta do Partido Comunista do Brasil. O destaque ficou por conta do ato feito  na capital, Belém, no anfiteatro da Praça da República.

Centenas de pessoas, entre elas militantes e simpatizantes, comemoraram o aniversário do partido. Contagiados pelo som do Boi Caprichoso e pelo Grupo de Carimbo Curimbo de Bolso, os participantes  demonstraram seu espírito de luta.


 


 


Estiveram presentes no ato-show partidos e entidades do movimento social como o Partido Socialista do Brasil,  PSTU, UNE, UBES, UJS, UNEGRO e Corrente Sindical Classista, bem como lideranças políticas do estado, entre elas Socorro Gomes, secretária de Justiça e Direitos Humanos do Pará e Neuton Miranda, gerente regional do Patrimônio da União.


 


 


O aniversário do PCdoB na praça já vai se tornando uma tradição dos comunistas, haja vista que o local da atividade antes chamado de Largo da Pólvora foi onde o grande ideólogo e pensador dos comunistas brasileiros João Amazonas ingressou nas fileiras do PCdoB.  Hoje através de um projeto de Lei do vereador Paulo Fonteles Filho o anfiteatro da Praça da Republica recebe o nome de João Amazonas.


 


 


Ao final da atividade, Leila Márcia Santos, presidente do Comitê Estadual do Pará e membro do Comitê Central do Partido Comunista do Brasil, fez um breve histórico da trajetória dos comunistas nas lutas mais importantes do país, destacando momentos como a participação nas primeiras greves de trabalhadores no início do século passado,  no enfretamento a ditadura militar, nas Diretas, no impeachment de Collor e na grande eleição de Lula em 94.


 


 


“Hoje, o PCdoB luta pela construção de um projeto popular que desenvolva nossa economia, gerando emprego e renda para o povo brasileiro, com democracia e soberania nacional”, afirmou Leila.
 


 


De Belém
Moisés Alves
Secretário de Comunicação do PCdoB – Pará