Conheça a nova (e melhor) concorrente da “Wikipedia”

Novidade no mundo de serviços de enciclopédia online. Larry Sanger, um dos fundadores Wikipedia, acaba de lançar Citizendium, que pretende ter mais critério que a concorrente.

A principal razão do investimento é evitar as inconsistências da Wikipedia – um site vulnerável a desinformação e vandalismos (para um exemplo disso, veja aqui), mantendo, contudo, seus ideais democráticos e colaborativos.


 


Uma das exigências da Citizendium é que os colaboradores deverão fornecer seus nomes reais e especialistas em alguns campos serão consultados a checar os verbetes para ter certeza de sua exatidão. Tópicos aprovados receberão um selo verde, indicando sua confiabilidade.


 


“Se deve existir uma enciclopédia livre, eu gostaria que ela fosse uma enciclopédia livre melhor”, pontuou Singer. “Me incomodou o fato de que um projeto que eu ajudei a iniciar, a Wikipedia, acabou sendo desvirtuado e, até agora, o projeto tem pouca chance de melhorar radicalmente.”


 


Confiabilidade em xeque


 


O mais recente episódio de descrédito para a Wikipedia aconteceu quando um contribuinte tido como um renomado professor de direito canônico em uma universidade privada se mostrou, na verdade, um jovem de 24 anos, natural do estado norte-americano do Kentucky. A revelação pôs em dúvida, mais uma vez, a confiabilidade do serviço.


 


Stephen Ewen, um instrutor de educação para adultos da Florida, que deixou de contribuir para a Wikipedia, pretende trabalhar na Citizendium. Ele acredita que a qualidade dos tópicos da Wikipedia degrada com o tempo. Segundo ele, inevitavelmente alguém chega e expressa um ponto de vista improdutivo.


 


Mas o líder da Wikipedia, Jimmy Wales, defendeu o site, negando que o anonimato das contribuições levem à irresponsabilidade. Wales justificou que os colaboradores que adotam pseudônimos querem proteger a reputação daqueles nomes, assim como suas verdadeiras identidades.


 


Para conhecer a Citizendium, clique aqui