Brasil inicia 2007 com evolução no número de novos empregos

O Brasil gerou 148.019 empregos com carteira assinada no mês de fevereiro, segundo balanço divulgado nesta terça-feira (27/3) pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho. Na comparação com janeiro, isso significa um

Trata-se do segundo melhor resultado para o mês de fevereiro na série histórica da pesquisa, iniciada em 1992. Só perde para o mesmo mês do ano passado, quando foram geradas 176.632 vagas formais.



No acumulado dos dois primeiros meses, são 253.487 empregos gerados, ou seja, 0,92% a mais do que o primeiro bimestre de 2006. O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, destacou a evolução da indústria de transformação, que, no mês, gerou 30.792 postos, resultado que só fica atrás ao verificado em fevereiro de 2004 (38.086 novos postos).



“Vamos trabalhar e torcer para que se transforme numa tendência, porque em 2004, foi o ano com o melhor índice de crescimento. E foi exatamente a indústria de transformação que puxou o crescimento em 2004. Com os investimentos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), certamente a construção civil ajudará bastante.


Com a tendência apontada de saída de crise do setor de agricultura, e se a indústria de transformação for bem, podemos dizer que teremos um ano bastante razoável, comparado com 2005 e 2006″, explicou Marinho.



Contra a maré
Todos os grandes setores da economia registraram mais contratações do que demissões de trabalhadores, segundo o balanço. Apesar disso, houve veículos de comunicação, como o Estado de S. Paulo, que optaram por ignorar os bons índices apresentados pelo governo.



Notícia publicada no sítio do jornal nesta terça-feira, às 11h15, aponta que “Emprego com carteira assinada cai 16% em fevereiro”. O Estadão ignora o bom resultado conquistado no primeiro bimestre deste ano e também omite a série histórica divulgada pelo Caged, aferida desde 1992.