60% dos americanos são a favor da retirada do Iraque em 2008

A maioria dos americanos (60%) concorda com a idéia de fixar uma data para a retirada dos soldados posicionados no Iraque em 2008, revelou uma pesquisa Gallup publicada nesta terça-feira (27/3) no jornal USA Today.

Este resultado animou a maioria democrata na Câmara dos Representantes, que aprovou sexta-feira um projeto de lei vinculando o financiamento da guerra à retirada do Iraque até 31 de agosto de 2008.


 


Embora seja a favor da retirada, a maioria dos americanos (61%) é contra a suspensão pura e simples do financiamento da guerra, o que pode colocar em risco os quase 140.000 soldados enviados ao Iraque.


 


A guerra está entrando em seu quinto ano: 56% dos americanos dizem que os Estados Unidos cometeram um erro ao invadir o Iraque. A opinião dos americanos também não é otimista no que se refere aos combates: 53% dos entrevistados afirmam que a resistência aumentará se o número de soldados posicionados em Bagdá diminuir. Somente 36% consideram que as forças iraquianas serão capazes de manter o controle da capital caso os americanos voltem para casa.


 


Nestas condições, apenas 34% das pessoas ouvidas aprovam a política adotada por Bush. Esta pesquisa foi realizada de sexta-feira a domingo, com 1.007 pessoas. A margem de erro é de três pontos.