Rússia e China pedem ao Irã que cumpra resoluções da ONU

Os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da China, Hu Jintao, defenderam nesta segunda-feira (26/3) uma solução pacífica da crise nuclear iraniana, e pediram a Teerã que cumpra as resoluções do Conselho de Segurança da ONU e da Agência Internacional de

“Rússia e China destacam que o problema do programa nuclear do Irã deve ser resolvido exclusivamente pela via pacífica e negociada”, assinala a declaração conjunta formulada pelos dois líderes em uma reunião no Kremlin.



Ao mesmo tempo, Moscou e Pequim “pedem ao Irã a que dê passos construtivos para cumprir as resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas e da AIEA”, segundo o documento.



O Conselho de Segurança da ONU aprovou por unanimidade no último sábado a imposição de mais sanções contra o Irã por causa da recusa do país em suspender o seu programa nuclear. As novas medidas bloquearam as exportações de armas pelo Irã e o congelaram bens de indivíduos e empresas que participam do programa de energia nuclear e da fabricação de mísseis iranianos.