Para Chinaglia, obstrução oposicionista tenta interferir no STF

O presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia, criticou nesta segunda-feira (26), como tentativa de “interferir”, a estratégia utilizada pelos partidos de oposição. Estes reivindicam o envio de informações, ao Supremo Tribunal Federal (STF), sobre a

“Todos sabemos que a instalação da CPI vai depender rigorosamente da decisão do Supremo. Na minha opinião, fazer obstrução agora é, de alguma maneira, tentar interferir, através de um retardamento da ação legislativa, na decisão do Supremo. Não creio que passe por aí”, disse o presidente da Câmara.



“Neste momento, a decisão está nas mãos do Supremo, tudo aquilo que era tramitação na Câmara foi feito. Não há como, neste momento, haver qualquer atitude que altere aquilo que foi o trâmite e decisão da Câmara.”



Chinaglia tem até quinta-feira (29) para responder ao pedido de informações feito pelo ministro do STF Celso de Mello, que irá decidir sobre recurso da oposição pedindo a instalação imediata da CPI. O presidente da Câmara afirmou que ainda hoje irá analisar o documento elaborado pela assessoria da Casa. “Se já estiver pronto e se tiver acordo da minha parte com o que está escrito, vou fazer. Não trabalho nem com o aceleramento da resposta, nem tampouco com o retardamento. Vou fazer bem feito.”



De acordo com Chinaglia, esta semana, o plenário da Câmara deve votar as medidas provisórias que trancam a pauta, inclusive as MPs que fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Amanhã (27), em reunião de líderes, deve ser discutida a proposta de reajuste de salário dos parlamentares. O presidente da Câmara espera ouvir as sugestões dos líderes sobre o assunto.



Ele não pretende trabalhar com a proposta aprovada pela Comissão de Finanças e Tributação na semana passada, que reajusta o salário dos parlamentares em 26,49% – de R$ 12,8 mil para R$ 16,2 mil. “Não vamos trabalhar em cima daquilo que a Comissão propôs, vamos trabalhar a partir daquilo que os líderes trouxerem de suas bancadas.”
Com informações da Agência Brasil