Farc se dispõem a receber parlamentares dos Estados Unidos

Raúl Reyes, porta-voz das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), declarou nesta segunda-feira (26/3) que esse grupo guerrilheiro está disposto a receber sete parlamentares norte-americanos, os quais recentemente se ofereceram para mediar uma p

As Farc retêm 57 reféns e propõem a libertação de todos eles em troca de 500 guerrilheiros prisioneiros.



“Estamos dispostos a receber os sete parlamentares democratas norte-americanos na região dos dois municípios desmilitarizados”, afirmou Reyes ao telejornal Noticias Uno, veículo com o qual mantém contato permanente.



A oferta dos parlamentares foi feita em uma carta enviada no dia 8 de março ao governo colombiano e aos três países europeus – Suíça, França e Espanha – mediadores de possíveis diálogos.



“Se as Farc e o governo aceitarem a proposta de uma troca, nos comprometemos a apoiar o processo e a estar presentes na região onde as negociações possam ocorrer”, apontou a carta.



O documento foi assinado pelos senadores James McGovern, Janice Schakowsky, Raul Grijalva, Sam Farr, Peter Welch, Maurice Hinchey e William Delahunt.



Na carta, os parlamentares norte-americanos se manifestaram “disponíveis para qualquer acompanhamento, assistência, assessoria, e apoio político que o Congresso dos Estados Unidos possa oferecer” para essa aproximação.



As Farc e o governo não chegaram a um acordo até hoje quanto aos aspectos que possibilitem a troca. No dia 21 de março, o alto comissionado de paz, Luis Carlos Restrepo, leu um comunicado no qual seu governo agradecia a “disposição” dos parlamentares norte-americanos.