Em passeata, poloneses exigem retirada do Iraque

Mil poloneses participaram de uma manifestação contra a guerra, em Varsóvia, exigindo a retirada das tropas estrangeiras di Iraque e do Afeganistão. A passeata, neste sábado (24), também denunciou o plano de instalação de um sistema anti-mísseis dos Estad

“Convocada pela organização Atop War, a manifestação reuniu simpatizantes da Nova Esquerda, do Partido Comunista Polonês, do Partido Trabalhista e também iraquianos que residem na Polônia. A passeata passou em frente ao palácio presidencial e à embaixada dos EUA em Varsóvia.



“Queremos pressionar, junto com a comunidade internacional, os Estados Unidos e a Polônia para que eles retirem o quanto antes as tropas do Iraque”, disse Philip Llkowski, da Stop War, ao correspondente da agência Xinhua em Varsóvia.



A Polônia mantém 900 soldados no Iraque, e outros cem no Afeganistão, em apoio às ocupações militares patrocinadas pelos Estados Unidos. As tropas poloneses são hoje o quarto maior contingente estrangeiro no Iraque, depois dos EUA, Reino Unido e Coréia do Sul. O governo polonês planeja elevar para mil os militares que permanecem no Afeganistão.



Com informações da agência Xinhua