Cuba terá produção de petróleo recorde em 2007

A produção de petróleo bruto cubana aumentará em cem mil toneladas neste ano (cerca de 700.000 barris), com a ativação de 39 novos poços, segundo informações divulgadas pelo vice-presidente cubano, Carlos Lage, citado neste domingo (25/3) pelo jornal

Cuba produziu 3,9 milhões de toneladas de óleo bruto e gás equivalente em 2006, o que representa cerca de 45% de seu consumo atual, segundo especialistas.



Acompanhado da ministra de Indústria Básica, Lage inaugurou as operações do poço situado na região de Cárdenas, 150 km ao leste de Havana, onde anunciou que “o país conta com sete máquinas e serão incrementadas outras cinco para fazer nossos próprios poços e dar serviços a outras companhias”, destacou o jornal.



Trata-se de máquinas escavadoras adquiridas da China e que são capazes de fazer perfurações verticais, inclinadas e horizontais, com alcance de vários quilômetros.



O vice-presidente cubano também inaugurou uma bateria de grupos eletrogêneos de 16 motores, com capacidade para gerar 27,2 MW, que funcionam com óleo combustível, uma das 45 do tipo previstas para montar este ano.



Como parte de um programa energético, Cuba está substituindo a geração a partir de grandes termelétricas por estas baterias de eletrogêneos, o que significa economia, segundo seus defensores, e dá mais segurança ao sistema energético nacional.