Sem categoria

Conferência do AM sobre a Questão da Mulher ressalta a conquista de espaços femininos

A atuação da militância comunista na I Conferência Estadual sobre a Questão da Mulher marcou o evento com a presença de 240 delegados, dentre eles 66 homens. A delegação do interior foi composta por 28 pessoas somando às 212 da capital amazonense.

O ato político em comemoração aos 85 anos do PCdoB abriu a conferência com a participação de o secretário de estado Eron Bezerra, a deputada Vanessa Grazziotin, os vereadores Marcelo Ramos e Lucia Antony, a representante do Comitê Central Liège Rocha, a coordenadora da UBM Dora Brasil e a deputada estadual Terezinha Ruiz (PFL).


 


 


Membro do Comitê Central do PCdoB, Liège Rocha, expôs as teses da conferência e disse que o socialismo não se alcança se a mulher não estiver envolvida. Dentre os temas tratados na plenária se destacaram o direito à educação, a discriminação de raça, a cultura do machismo, a violência doméstica e o mercado de trabalho.


 


Liderança feminista pioneira no Estado, Lucia Antony, apresentou o documento estadual sobre o movimento emancipacionista no Amazonas. A parlamentar que criou o Comitê da Mulher Universitária quando aluna da universidade, e mais tarde foi protagonista da União das Mulheres de Manaus (UMM) interveio no debate ressaltando a importância da mão-de-obra feminina e os prejuízos que a produção perde quando a mulher sofre problemas de violência doméstica. “A história só resgata a luta do homem, embora a mulher tenha tido muita contribuição, mas ficava apenas como coadjuvante”.


 


As intervenções do público enfatizaram a tarefa da mulher como uma luta social, não apenas de gênero, o fortalecimento da União Brasileira de Mulheres (UBM) e a busca de parcerias com outras instituições. A grande surpresa foi a filiação da deputada estadual Terezinha Ruiz (PFL) à UBM.


 


Baluarte da participação política da mulher no Estado, a deputada federal Vanessa Grazziotin foi a primeira mulher eleita presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) na Universidade do Amazonas (UA). Ela enfatizou a tarefa no aparelhamento técnico do Estado, como a construção de creches para a melhoria das condições femininas.


 


Assim como Vanessa, atualmente as cinco deputadas comunistas se destacam em suas frentes de atuação, bem como no fortalecimento da bancada feminina no Congresso Federal. O PCdoB representa proporcionalmente a maior bancada feminina na Câmara dos Deputados em Brasília, ou seja, 38% das 13 mulheres parlamentares no Congresso.


 


Presentes nos sindicatos, nos movimentos sociais, no parlamento, no executivo e no judiciário a mulher tem consolidado o seu trabalho e influência nos dias atuais.
“A participação da mulher nas instâncias de decisão e de poder está aquém da sua contribuição nos espaços da sociedade. No PCdoB, está participação está garantida.”, pondera Liège.


 


Treze delegados foram eleitos para representarem a comitiva amazonense no evento que acontece em Brasília no período de 29 a 31 de março. Com a conclusão da Conferência Nacional, o Comitê Central vai eleger o fórum permanente sobre a questão da mulher, que permitirá a participação de 30% de homens e se reunirá periodicamente.



 


De Manaus,
Cinthia Guimarães