Comunista é nomeado para Secretaria Nacional de Juventude

O atual secretário nacional de Juventude, Beto Cury, foi confirmado hoje no cargo pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro Luiz Dulci, da Secretaria-Geral da Presidência da República, à qual está vinculada a Secretaria Nacional de Juventu

Danilo Moreira, que já era secretário-executivo do Conselho Nacional de Juventude e membro da equipe da Secretaria, foi alçado à condição de adjunto de Beto Cury em reconhecimento ao seu excelente trabalho e à representatividade do PCdoB nas organizações de juventude. Danilo substituirá na Secretaria-Adjunta a antropóloga Regina Novaes, uma das principais estudiosas das questões da juventude no país. Ela deixa o cargo por razões familiares, mas continuará prestando assessoria técnica ao governo no setor.


 


A decisão de indicar Danilo Moreira para a Secretaria-Adjunta foi tomada pelo ministro Luiz Dulci, pelo secretário Beto Cury e pela própria Regina Novaes, em reunião com o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, e os dirigentes Ronald Freitas e Ricardo Abreu.


 


Um dos principais avanços da Secretaria foi a inovação na concepção de política pública, considerando os jovens como sujeitos de direitos. Os programas de juventude realizados por diferentes ministérios e articulados pela Secretaria beneficiam atualmente mais de 700 mil jovens em todo o país com um investimento de R$ 1 bilhão. Entre os desafios da próxima gestão, além de ampliar os investimentos, está uma maior integração dos programas de juventude, a criação de uma rede de gestores estaduais e municipais na área e a realização de conferências de juventude em âmbito federal, estadual e municipal.


 


Perfil


 


Danilo Moreira atuou no movimento estudantil no estado da Bahia vindo a integrar a executiva nacional da União Nacional dos Estudantes em 1.999, posto que permaneceu até 2003. Na UNE organizanizou inúmeras manifestações pelo Fora FHC. Foi membro da direção nacional da União da Juventude Socialista (UJS). Integrava anteriormente a equipe do ministério dos esportes.