Brasil e Itália farão parceria por medicamentos e etanol

A Itália quer firmar parceria estratégica com o Brasil nas áreas de fabricação de medicamentos e biocombustíveis, de acordo com declaração dada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta segunda-feira (26/3).

Nesta terça-feira, Lula recebe o primeiro-ministro italiano, Romano Prodi, no Palácio do Planalto. Segundo Lula, a Itália possui relações estratégicas apenas com dois países que estão fora da União Européia: China e Índia. “A Itália está disposta a fazer parceria com o Brasil na área da produção de remédios, na área da produção de etanol, de biodiesel para ajudar os países africanos, o que é outra coisa extremamente importante. Já há algum tempo nós temos conversado com os empresários italianos”, afirmou, em seu programa semanal de rádio Café com o Presidente.



Lula destacou que as conversas com o empresariado italiano são freqüentes e que já visitou a Confederação Geral da Indústria Italiana (Confindustria). O presidente do órgão, Luca di Montezemolo, já esteve no Brasil.



“Nós estamos à procura de nichos de oportunidade, sobretudo para que a gente possa ter a experiência do sucesso da pequena empresa, da cooperativa, da microempresa. Eu penso que o fato de a Itália querer estabelecer com o Brasil uma parceria estratégica é extraordinariamente importante para o Brasil, que está dando à Itália nesse momento mais importância do que já deu em qualquer outro momento. Eu penso que nós vamos ganhar muito nessa relação com a Itália, porque ela vai ser reforçada.Eu penso que vai melhorar o comércio, vai melhorar a relação cultural, vai melhorar a relação política, vai melhorar também o crescimento econômico dos dois países”, disse.



De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, Lula e Prodi deverão discutir cooperação nos setores de infra-estrutura, acordo entre Mercosul e União Européia e as negociações da Rodada Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC), que trata dos subsídios agrícolas.



No ano passado, o comércio bilateral movimentou US$ 6,4 bilhões. A Itália é o 12º investidor estrangeiro no Brasil, com estoque de US$ 4,4 bilhões, conforme o Itamaraty.