Primeiro-ministro da Itália chega ao Brasil na 2.ª-feira

Chega ao Brasil nesta segunda-feira (26/3) o presidente do Conselho de Ministros da República Italiana (primeiro-ministro), Romano Prodi. Será a primeira viagem oficial dele a um país das Américas e também a primeira de um presidente do Conselho italiano

Prodi virá acompanhado de executivos de empresas que atuam em setores estratégicos da economia italiana e será recebido, em São Paulo, pelo governador José Serra. Na cidade, fará palestra na Fundação Getúlio Vargas e se encontrará com empresários na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e na Câmara de Comércio Brasil-Itália.



No dia seguinte, em Brasília, o primeiro-ministro italiano terá uma reunião de trabalho no Palácio do Planalto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que depois o homenageará com almoço no Palácio do Itamaraty. Prodi também será recebido pelos presidentes da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP), e do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL).



No encontro com o presidente Lula, deverão ser discutidos temas como cooperação econômica e comercial, especialmente nas áreas de infra-estrutura e energias renováveis, com ênfase em biocombustíveis; integração regional na Europa e na América do Sul; acordo Mercosul-União Européia; mecanismos inovadores de financiamento ao desenvolvimento; rodada Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC); fortalecimento do multilateralismo e reforma da Organização das Nações Unidas (ONU).



Lula e Prodi deverão reafirmar, segundo o Ministério das Relações Exteriores, o compromisso de uma parceria estratégica, além de estabelecer mecanismos de consulta política, por meio de reuniões anuais, para avaliação dos compromissos acordados, da fixação de novas metas e da coordenação de posições sobre temas de interesse mútuo da agenda internacional.



No ano passado, as relações comerciais entre Brasil e Itália foram estimuladas com a viagem de missões empresariais dos dois países. No plano institucional, foi criado o Conselho Brasil-Itália de Cooperação Econômica, Financeira e para o Desenvolvimento, que realizou sua primeira reunião em Roma, no mês de setembro.



Essas ações , ainda de acordo com o ministério, deverão incrementar o fluxo do comércio bilateral, que chegou a US$ 6,4 bilhões em 2006. A Itália ocupa o 12º lugar entre os países investidores no Brasil, com estoque de US$4,4 bilhões.



Também amanhã, visitarão o país a ministra das Relações Exteriores do Equador, Maria Fernanda Espinosa, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação e das Comunidades de São Tomé e Príncipe, Carlos Gustavo dos Anjos.



A ministra virá preparar a visita do presidente equatoriano Rafael Correa, prevista para o dia 4 abril, e discutirá com o chanceler Celso Amorim os principais temas da agenda bilateral, incluindo financiamentos a empresas brasileiras para obras de infra-estrutura no Equador e projetos no setor de biocombustíveis.



Já a programação do ministro de São Tomé e Príncipe, em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, prevê encontro com Amorim e reuniões com representantes do Comitê de Financiamento e Garantia às Exportações, da Fiesp, da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer).



Deverão ser assinados Protocolo de Intenções que visa à reestruturação da chancelaria santomense e ajustes complementares para implementação dos seguintes projetos: apoio ao desenvolvimento urbano, programas de alimentação escolar, alfabetização e formação de professores, implantação de uma central de dados e apoio à produção de artesanato.