O Partido Comunista comemora 85 anos de luta no Brasil

Em ato de comemoração realizado esta semana em Curitiba, no Paraná, operários de dezenas de fábricas da região metropolitana ingressaram nas fileiras do Partido Comunista do Brasil, comemorando os 85 anos da legenda. “O Partido precisa da força motriz dos

No último dia 21 de março, em Curitiba, no Estado do Paraná, 80 operários das fábricas Benteler, Kraft, New Holland, Haas do Brasil, Volkswagen, Metapar, Rodo Línea, Hubner, Abs Bombas, New Hubner, Styner+Bienz do Brasil, FCM, Volvo do Brasil, Aetrha, CSI Cargo, Lumicenter, SAS do Brasil, Bonardi-Madeireira, Manu-Manutenção e Automação — todas empresas de Curitiba e região metropolitana — ingressaram nas fileiras do Partido Comunista do Brasil em ato realizado em comemoração aos 85 anos da legenda. Nesta ocasião, o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, destacou que “o Partido precisa da força motriz dos operários para atingir seu objetivo estratégico. A eleição de Lula melhorou a vida dos trabalhadores brasileiros, mas ainda precisa avançar mais e o Partido pode contribuir nisso”.


 



No dia seguinte, 22/03, na capital de Sergipe, mais de duas mil pessoas se reuniram no Iate Clube de Aracaju para também comemorar os 85 anos do Partido Comunista. Edvaldo Nogueira, o primeiro prefeito comunista de uma capital de Estado no Brasil, dirigiu a festa que contou com a presença do governador do Estado, Marcelo Déda e do ex-presidente da Câmara dos Deputados Aldo Rebelo, do PCdoB-SP. Edvaldo relatou como foi reconstruído o Partido em Sergipe: “No início éramos 3 companheiros, depois aumentamos para 8 e ao longo do tempo fomos crescendo, até chegarmos ao atual estágio de crescimento, tendo o prefeito da capital, uma deputada estadual, vereadores e diversas lideranças políticas em todo o Estado”.


 



Na mesma quinta feira, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a Assembléia Legislativa dedicou cerca de uma hora de seu grande expediente para destacar o papel do PCdoB na história do Brasil. O recém aleito deputado estadual Raul Carrion lembrou em seu discurso que “o Partido Comunista do Brasil é o partido mais antigo do país, se renovando e se modernizando para ser ainda mais brasileiro e contemporâneo, mas preservando sua identidade histórica. Ele ressaltou que esse aniversário é motivo de alegria não só para os comunistas, mas para todos os democratas, patriotas e lutadores sociais que sempre tiveram e terão no PCdoB um aliado leal e sincero na luta por um Brasil soberano, democrático e mais justo”. Ao final, Carrion falou do desempenho eleitoral do PCdoB em 2006, quando o Partido elegeu 13 deputados e deputadas federais e um senador, Inácio Arruda, pelo Ceará. O Partido conquistou 10 milhões de votos para o Senado, 7,5% do total. Elegeu a deputada mulher mais votada do país, Manuela D’Ávila, com mais de 270 mil votos.


 



Em depoimento a este portal Vermelho – que faz 5 anos neste 25 de março — o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros, disse que “os partidos devem ter mais força do que cada um de seus representantes. Devem representar verdadeiramente os interesses de uma parcela significativa da população e colocar o bem-estar coletivo acima dos interesses imediatos do poder”. E é este, disse, “o exemplo do PCdoB, ao longo de sua trajetória política”. Ele lembrou ainda que “o espírito de luta e a capacidade de trabalho que moveram idealistas como João Amazonas, Maurício Grabois, Elza Monnerat, Pedro Pomar, Ângelo Arroyo e tantos outros nomes do PCdoB são os  mesmos que alimentam, ainda hoje, os representantes e militantes do partido”. Assim como o senador Renan, o ex-presidente José Sarney também foi entrevistado pelo Vermelho, ao lado de inúmeros outros dirigentes políticos e personalidades do mundo científico e cultural do Brasil. Ao longo deste ano de comemorações, o portal deverá ouvir ainda outros construtores na nação brasileira, tomando suas opiniões a respeito do papel e da história política do Partido Comunista no Brasil.


 



Em rede nacional de televisão Educativa, o Jornal da Cultura de sábado passado apresentou uma reportagem especial dedicada aos 85 anos do PCdoB, quando entrevistou dirigentes políticos de várias tendências. O deputado federal pelo PCdoB de São Paulo, Aldo Rebelo, procurou analisar a razão pela qual os comunistas têm uma presença destacada no movimento juvenil em nosso país. “A juventude, disse Aldo, tem exatamente a visão do futuro, da esperança. E no plano político, a idéia do socialismo, da igualdade, da justiça, exerce também um certo fascínio sobre a juventude. E como o PCdoB expressa essa expectativa, uma parcela da juventude se volta para o Partido”. Da mesma forma, o Partido Comunista cresce no movimento sindical, no movimento popular de bairros, entre as mulheres e no movimento contra a desigualdade racial.


 



O manifesto divulgado pela direção nacional do PCdoB por ocasião do 85º. aniversário sublinhou a importância da vitória conquistada em 2006 com a reeleição de Lula. Mas considera que o atual momento é favorável para o Brasil avançar. Defende que o país exige mais audácia, audácia do governo Lula, audácia dos partidos da aliança, audácia dos movimentos sociais, audácia das forças que compõem a base de sustentação do governo para que se possa avançar, destravar os investimentos, baixar os juros, diminuir o superávit primário e a carga tributária. Os povos da América Latina se levantam. Há um despertar na luta pela soberania na Argentina, na Venezuela, no Uruguai, na Bolívia, no Equador, na Nicarágua e em vários outros países do continente. É neste ambiente que se comemora a trajetória de lutas do Partido Comunista do Brasil, o Partido do socialismo.