Conselho de Segurança ONU impõe novas sanções ao Irã

O Conselho de Segurança da ONU aprovou por unanimidade neste sábado a imposição de mais sanções contra o Irã por causa da recusa do país em suspender o seu programa nuclear. As novas medidas bloqueiam as exportações de armas pelo Irã e o congelam bens de

Reunidos na sede da ONU, em Nova York, os 15 membros do Conselho — os cinco permanentes e os dez rotativos — votaram a favor da Resolução 1747, que amplia as sanções impostas em dezembro de 2006.


 


O Irã alega que o seu programa nuclear é voltado para a geração de energia e, portanto, tem fins exclusivamente pacíficos.


 


O embaixador britânico na ONU, Emyr Jones Parry, declarou, em nome do Conselho, que a decisão unânime “reflete as profundas preocupações da comunidade internacional sobre os programas nucleares do Irã”.


 


Mas o responsável pela política externa da União Européia, Javier Solana, disse após a votação que o bloco continua comprometido com a busca de uma solução negociada para a disputa em torno do programa nuclear do Irã.


 


Os seis países que redigiram a resolução — os cinco membros permanentes (EUA, Reino Unido, França, Rússia e China) mais a Alemanha — passaram a sexta-feira negociando com ocupantes rotativos como África do Sul, Catar e Indonésia que tinham objeções a trechos do texto.


 


O presidente do Irã, Mahmud Ahmadinejad, havia dito que queria participar da sessão e se dirigir ao Conselho antes da votação, mas os Estados Unidos atrasaram a emissão do seu visto e ele foi obrigado a não comparecer. Washington nega que tenha atrasado a emissão do visto.


 


O governo iraniano teve de ser representado pelo ministro do Exterior, Manouchehr Mottaki, na sessão do Conselho.