Britânicos propõem clonagem entre espécies

Um grupo de cientistas britânicos reacendeu a polêmica sobre a inserção de genes humanos em óvulos de animais, quase uma década depois de o cientista americano Jose Cibelli se envolver em uma discussão controversa após colocar seu próprio DNA em um óvulo

Segundo os especialistas, o objetivo é eliminar a necessidade de as mulheres doarem óvulos para a clonagem de embriões humanos, pesquisa que permitiria um melhor entendimento das origens genéticas de muitas doenças, assim como o desenvolvimento de tratamentos personalizados.



“Obter óvulos de mulheres torna a clonagem um processo mais lento. Uma outra alternativa seria bem-vinda”, afirmou Cibelli. Os pesquisadores pretendem obter o DNA de pacientes portadores de doenças como o Mal de Alzheimer e fundi-lo com óvulos de vacas com todo o material genético removido.



Depois de cerca de cinco dias de desenvolvimento, os embriões clonados seriam destruídos e as células tronco extraídas para serem observadas em laboratórios. A partir daí, os pesquisadores poderiam verificar o processo inicial da doença, estudando o seu desenvolvimento e testando drogas experimentais.



No ano passado, Stephen Minger, da Universidade King's College, em Londres, um dos cientistas envolvidos na iniciativa, solicitou ao governo britânico que o processo de fusão embrionária fosse liberado, criando uma polêmica no Reino Unido. Nos EUA não há restrições, mas o presidente George W. Bush baniu qualquer patrocínio a este tipo de pesquisa.