Petrolífera chinesa assinará acordo com a Venezuela

A companhia petrolífera chinesa CNPC assinará com a Venezuela nos próximos dias um acordo preliminar para obter participação de 40 por cento em uma empresa mista da faixa petrolífera de Orinoco, na Venezuela, anunciou neste sábado (24/3) o governo do país

A CNPC também firmará um acordo binacional para a formação de uma empresa mista para a construção na China de três refinarias para processar o petróleo venezuelano.



A petrolífera asiática também propôs um plano para construir outra empresa a fim de formar uma super frota de navios-tanque para transporte de petróleo.


 


1 milhão de barris até 2012



O presidente Chávez, em uma reunião no palácio Miraflores, sede do governo, disse hoje que seu país multiplicará o fornecimento de petróleo à China, até chegar a 1 milhão de barris diários em 2012. Chávez esteve reunido com representantes da CNPC.



Devem ser realizados três projetos de formação de empresas mistas entre a CNCP e a estatal Petróleos de Venezuela (PDVSA) para explorar vários setores da Faixa do Orinoco, construir três refinarias na China e a formar uma grande frota petrolífera.



O objetivo dos projetos é “chegar a 2012 fornecendo 1 milhão de barris diários à China”, segundo Chávez. O acordo para explorar a Faixa do Orinoco será assinado na próxima segunda-feira, acrescentou.



“A CNPC terá 40% das ações, e a PDVSA, 60%. A empresa terá um investimento de bilhões de dólares”, enfatizou. O presidente venezuelano acrescentou que ela estará em funcionamento em “dois ou três anos” e produzirá 600 mil barris diários de petróleo.



Outra empresa mista será criada na China, com 60% de capital da CNPC e 40% da PDVSA, para construir três refinarias com uma capacidade total de processamento de 800 mil barris diários.



A terceira sociedade, com capital dividido meio a meio, vai administrar uma frota de grandes petroleiros para cobrir a rota entre a Venezuela e a China.