Maior represa do mundo completa 90% de suas obras

O projeto da represa das Três Gargantas, na China, considerado o maior do mundo, já concluiu 90% de suas obras, segundo informou hoje a empresa construtora à agência de notícias chinesa Xinhua.

O projeto, com um orçamento de US$ 22,5 bilhões, começou a ser construído em 1993 no curso médio do rio Amarelo (Yang Tsé), o mais longo da China. A represa fica próxima à cidade de Yichang, na província de Hubei, no centro do país.



Segundo a China Three Gorges Project Corporations, as 26 turbinas foram projetadas para produzir até 84,7 bilhões de quilowatts-hora por ano. A capacidade será atingida quando terminar a construção da represa, em 2008, dois anos antes do previsto.



Três ou quatro geradores, cada um com uma capacidade instalada de 700 mil quilowatts, começarão a funcionar este ano. Já estão trabalhando com plena capacidade 14 das 26 turbinas previstas.



A represa das Três Gargantas gerou 150 bilhões de quilowatts de eletricidade nos últimos três anos, alimentando 15 províncias no centro, leste e sul da China. O projeto ajudou a aliviar o grave déficit de energia nas áreas industriais do país, que registra o desenvolvimento mais rápido do mundo.



A construção também ajudará a controlar as cíclicas inundações do Yang Tsé. Além disso, a represa deslocou 1,9 milhão de pessoas. É a maior remoção causada por um projeto de desenvolvimento da história. A represa alagará 19 cidades e 326 povoados.