Trabalhadores defenderão em Brasília veto à emenda 3

As centrais sindicais convocam os trabalhadores para um ato na próxima terça-feira (27), às 10 horas, no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, em Brasília. O objetivo é fazer frente à ofensiva conservadora que quer derrubar o veto do presidente L

A emenda 3, aprovada no Congresso mas vetada por Lula, impede que fiscais e auditores da receita multem empresas prestadora de serviços firmada por uma só pessoa, o que favorece a sonegação de encargos sociais.



“Os dirigentes sindicais da CSC (Corrente Sindical Classista) em todo o Brasil devem mobilizar os trabalhadores para comparecer ao evento com faixas e cartazes em apoio ao veto presidencial. O ato deve mostrar a força e a disposição de luta dos trabalhadores, tendo em vista que se a emenda 3 não cair o Brasil terá mais instrumento de precarização das relações de trabalho”, afirma um comunicado de João Batista Lemos, coordenador nacional da CSC.



“Números e argumentos catastróficos aparecem todos os dias na grande imprensa para denunciar o 'arcaísmo' da atual legislação que rege o assunto e pregar uma 'modernização' que viria com essa medida patronal. Aceitar passivamente esta propaganda seria como entregar o ouro ao bandido. Vimos, recentemente, com a proposta de restrição ao direito de greve, a importância que a luta em defesa dos direitos trabalhistas assumiu neste início do segundo mandato do presidente Lula. Essa ofensiva conservadora faz parte da 'reforma' trabalhista que os representantes do neoliberalismo tentam fazer desde o governo Collor, elaborada nos laboratórios do FMI”, afirma o texto.



“Daí o significado do veto presidencial, que deve ser defendido em todos os espaços possíveis. Parlamentares progressistas devem promover atos nas assembléias legislativas e câmaras municipais, e os dirigentes sindicais classistas devem ampliar a luta com atividades unitárias em todo o país”, conclui Batista.



Com CSC