Oscar Niemeyer projeta edifícios e monumentos para Cuba

O arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer projeta um teatro, um centro multimídia e um monumento à resistência “frente às ameaças dos Estados Unidos” em Cuba, informou nesta sexta-feira a escritora brasileira Marília Guimarães.

Niemeyer “já esboçou os planos de um monumento que representa a resistência do povo cubano frente às ameaças do imperialismo e que será erguido em uma praça especial que é construída na Universidade das Ciências Informáticas”, em Havana, disse Marília, citada pelo semanário Granma Internacional.


 


Ela revelou ainda que Niemeyer, admirador do convalescente líder cubano Fidel Castro, “também começou a projetar um teatro, um museu, uma casa multimídia e a nova sede da embaixada do Brasil em Cuba”, e prevê criar em Havana “uma filial de sua fundação para manter o contato com os colegas cubanos”.


 


O arquiteto brasileiro, que aos 99 anos está em plena atividade, denunciou o embargo americano como uma política “odiosa” que os Estados Unidos mantêm contra Cuba desde 1962, destacando que a revolução cubana é “um exemplo” para toda a América Latina.


 


Vários edifícios projetados de Niemeyer, um ativo militante comunista, viraram símbolos do Brasil, como a Catedral de Brasília, o Palácio do Planalto e o Museu de Arte Moderna de Niterói.