Sem categoria

Em sessão solene, Câmara de Manaus homenageia 85 anos do PCdoB

Militância, dirigentes estaduais, representantes nas esferas municipal e estadual e movimento estudantil do Partido Comunista do Brasil estiveram presentes na sessão solene especial na Câmara Municipal de Manaus, em comemoração aos 85 anos do Partido Comu


Da Campanha pelo Petróleo, a resistência à ditadura militar, até as Diretas Já, a história do Partido foi lembrada pela participação da militância desde a sua fundação em 25 de março de 1922 até a legalização em 1985. O atual secretário municipal de esporte em Manaus, Antônio Carlos Marques disse que um partido feito de idéias permanece, mesmo lembrando os anos de ilegalidade. ''Uma idéia pode ser combatida, mas não destruída''.


 


''Podemos divergir de quem bem entender porque temos liberdade para isso. Antes, não tínhamos liberdade nem para ter idéias'', recordou o secretário de produção rural do Amazonas, Eron Bezerra, os anos de perseguição sofridos.


 


Sem esquecer a contribuição de figuras que contribuíram com o Partido Comunista do Brasil, a exemplo de Olga Benário e Valdemar Grazziotin, o vereador Marcelo Ramos abriu o discurso no plenário. A presença partidária nos lideranças sociais e a luta pela liberdade, foram destacadas nesses 85 anos.


 


Odilon Queiroz, vice-presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), ressaltou a atuação de um partido de coragem, resistência e determinação. ''A comemoração não pode ser lembrada apenas como o aniversário, mas como uma vida de resistência e a construção por dias melhores para o nosso país''.


 


De acordo com a vereadora Lúcia Antony, o embrião do Partido Comunista no Amazonas se originou no movimento estudantil da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em meados dos anos 70.


 


''O PCdoB esteve presente em todas as lutas ideológicas. É um partido que se contrapõem do ponto de vista ideológico ao capitalismo, aos problemas sociais, porque nós, pregamos uma sociedade justa onde todo o povo tem direitos''.


 


A coerência e responsabilidade do PCdoB durante os 85 anos de conquista foram palavras   lembrados em plenário pelos vereadores que compareceram à sessão. ''A convivência com os colegas comunistas na Câmara tem sido aberta e franca para construir o processo político. Vejo compromisso, coragem e vontade de realizar do PCdoB'', encerrou o vereador Chico Preto.


 


 


De Manaus
Cinthia Guimarães