Sudene é primeiro ponto de pauta da bancada do Nordeste

A bancada do Nordeste voltou a se reunir no tradicional café da manhã, nesta quinta-feira, na Câmara dos Deputados. O primeiro encontro dessa legislatura traz para discussão assuntos antigos – como fortalecimento da Superintendência do Desenvolvimento

Tem ainda os temas que são polêmicos dentro da própria bancada e dividem as opiniões até mesmo sobre a sua discussão, como o projeto de integração do Rio São Francisco.



''As questões divergentes nós temos outra Frente – a Frente Parlamentar pela Integração de Bacias – onde vamos concentrar forças naquilo. Aqui nós tratamos das questões convergentes como bom lutador do Nordeste'', defende o deputado Chico Lopes (PCdoB-CE), ao lado do também comunista Daniel Almeida, da Bahia, estado contrário ao projeto de integração.



O deputado Marcondes Gadelha (PSB-PA), que também milita na Frente parlamentar pela Integração de Bacias, afirmou que o principal ponto de atrito dentro da bancada precisa ser discutido e dirimido internamente. ''É uma pendência política. Temos a obrigação de discutir para chegar a um denominador comum. Esse problema jamais será resolvido lá fora se não for, antes, equacionado aqui dentro'', avisou.



O 2º vice-presidente da Câmara, deputado Inocêncio de Oliveira (PR-PE), que presidiu a reunião, destacou que os interesses do Nordeste estão acima das bandeiras partidárias. ''O único partido aqui é o Nordeste'', disse.



Novo coordenador



A bancada nordestina, que tem 151 deputados, escolheu o deputado Zezéu Ribeiro (PT-BA) para novo coordenador, em substituição ao ex-deputado B. Sá, que não se reelegeu. O mandato é de um ano, sem direito a reeleição, explicou o deputado Inocêncio Oliveira.



Os 41 deputados que participaram da reunião aprovaram como principal meta da bancada neste ano a derrubada dos vetos à lei que recriou a Sudene. ''Os vetos significaram a perda de todos os avanços que conseguimos aqui no Congresso'', explicou Zezéu Ribeiro.


 


''O novo coordenador está com diretrizes que eu concordo, que é estudar o PAC e lutar por recursos para o Nordeste', disse Chico Lopes, acrescentando outros pontos de pauta da bancada.



Entre os dispositivos vetados pelo presidente da República na lei de recriação da Sudene estão o que cria uma subsidiária do Banco do Nordeste para captação de recursos para a região – o BNB-PAR, o que atribuía ao Conselho Deliberativo da Sudene a competência de estabelecer as prioridades na aplicação de recursos – que passa a ser do próprio Executivo -, e o que determinava que fosse especificada na Lei Orçamentária Anual (LOA) as dotações para o Nordeste.



Espaço importante



O ex-coordenador da bancada e prefeito de Maracanaú (CE), Roberto Pessoa, que foi homenageado na ocasião, destacou a importância daquele espaço para discussão e encaminhamento ''Não é fácil se reunir aqui – tem comissões, reuniões … – a discussão tem que ser ''curta e grossa'', como se diz no Nordeste, com pauta pré-estabelecida, atrair autoridades – ministros e diretores de estatais – para assumir compromissos com Nordeste'', explicou.



Chico Lopes diz que fazer parte dessa frente é positiva. E com a experiência que adquiriu como coordenador da bancada do Ceará, reconhece em Roberto Pessoa e no senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) duas pessoas com ''visão fantástica da região'', que deram grande contribuição as questões do Nordeste, citando como exemplo a discussão sobre biodiesel e a refinaria para o Nordeste.



De Brasília
Márcia Xavier