Sete mil estudantes vão às ruas pelo passe livre em Manaus

Nesta quinta-feira (22) mais de 7 mil estudantes participaram em Manaus, no Amazonas, do Dia Nacional de Lutas pelo Passe Livre. A jornada de manifestações foi organizada pelas entidades estudantis, União Nacional dos Estudantes (UNE) e União Brasileira d

 


A grande mobilização pelo passe livre realizada na capital do Amazonas pode ser creditada, em grande parte, a uma ampla articulação política do Partido Comunista do Brasil que conseguiu a adesão de políticos, e até da administração municipal, em torno do tema. No dia sete de fevereiro, o vereador Marcelo Ramos (PCdoB-AM) apresentou uma emenda ao artigo 257 da Lei Orgânica do Município de Manaus dando a opção aos estudantes de optar pela cota já garantida de 120 meias-passagens ou uma cota inferior de passes livres.


 


“A luta pelo passe livre já está adiantada em Manaus, pois estreitamos o diálogo com a prefeitura e fizemos uma proposta onde os estudantes possam adquirir o passe livre dentro do sistema de bilhetagem eletrônica que já funciona na cidade, garantindo assim o direito de ir e vir e o acesso à educação”, informou o vereador.


 


O ato pelo passe livre contou com a participação de representantes de diversos movimentos juvenis. Além de diretores da UNE e da Ubes, diretores da União Estadual dos Estudantes (UEE) e União da Juventude Socialista (UJS) estiveram presentes.
 


Estudantes coletam assinaturas pelo passe livre desde o início do mês


 


Praças, escolas e terminais foram palcos, desde o início de março, da Jornada do Passe Livre, que coletou assinaturas para serem encaminhadas à Câmara Municipal de Manaus. A passeata e a criação de comitês pró-passe livre nas unidades de ensino (núcleos para aumentar a adesão dos estudantes) são resultados das ações da jornada. 


 


“Queremos que todos entendam que o passe livre vai ser criado em Manaus sem onerar o sistema, porque não adiantaria nada dar esse benefício aos jovens se o custo for repassado aos pais em forma de aumento da passagem”, afirmou Marcelo Ramos.


 


Na última terça-feira (20), a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Câmara Municipal de Manaus, presidida pelo vereador do PCdoB, aprovou o primeiro parecer favorável à proposta do passe livre de Marcelo Ramos. O vereador, ex liderança do movimento estudantil, tem se empenhado em conseguir a adesão de parlamentares para a provação de seu projeto na câmara. O prefeito Serafim Corrêa (PSB-AM) já se manifestou favorável à aprovação da sua proposta de passe. Agora cabe aos estudantes intensificar as pressões para que o projeto seja aprovado e depois sancionado pelo prefeito.


 


Leia também como foram as manifestações pelo Brasil:


 


Brsail é sacudido no dia de luta pelo passe livre