Para ONU, 66% do mundo pode sofrer com falta d'água em 2025

A ONU lançou nesta quinta-feira, em Roma, um grito de alerta sobre a situação dos recursos hídricos do planeta ao enfatizar que dois em cada três habitantes estão ameaçados com a escassez até 2025.

Por ocasião de uma conferência internacional organizada na sede da FAO em Roma em função do Dia Mundial da Água 2007, seu diretor-geral, Jacques Diouf, enfatizou a grave preocupação da agência da ONU quanto ao fato de que 1,2 bilhão de pessoas já vivem em zonas de déficit de água e que 500 milhões a mais estão ameaçadas de escassez em curto prazo.



“Até 2025, dois terços da população mundial correm o risco de ficarem expostos a condições de estresse hídrico (escassez de água)”, afirmou o diretor da agência da ONU para a Agricultura e Alimentação (FAO).



Enquanto 70% dos recursos de água são utilizados para a agricultura, a baixa generalizada dos recursos por causa das mudanças climáticas e poluição de muitos rios que servem para a irrigação representa uma ameaça direta à alimentação dos países do sul, recordou Diouf.



O mundo deve tomar consciência de que a luta por uma água limpa e acessível para todos se converteu numa prioridade universal, afirmou.



“O acesso à água condiciona tanto o desenvolvimento da luta contra a fome, que afeta ainda cerca de 850 milhões de seres humanos, uma cifra que está estancada, como a paz entre países fronteiriços com lagos e rios”, enfatizou.



“Como comunidade mundial temos os meios de melhorar amplamente a gestão de nossos recursos hídricos e permitir a mais pessoas ter acesso à água”, afirmou o diretor-geral da FAO.



Diouf reclamou investimentos nos programas de melhoria dos sistemas de conservação e de alimentação de água, que protegem os ecossistemas da terra e que preservam a umidade pluvial e utilizam mais eficazmente a água para a produção em viveiros”.