Sem categoria

Assembléia do Acre comemora 85 anos do PCdoB

Fundado no dia 25 de março de 1922, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), completa em 2007, 85 anos de uma história marcada por lutas pelo livre exercício dos direitos civis. Para comemorar, a Assembléia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) realizou, ne

A sessão solene foi proposta pelo deputado Moisés Diniz (PCdoB), militante antigo do PCdoB e que vê nele uma oportunidade de fazer mais pelo Acre. “Fazer parte do PCdoB representa defender aqueles que não têm voz, os mais humildes. É defender vida digna para o povo do meu estado”, disse.


 


 


Durante a sessão, os parlamentares aproveitaram para entregar um título de cidadão acreano ao secretário de relações institucionais e políticas públicas do PCdoB nacional, Ronald Freitas. Militante histórico do Partido, que na década de 70 morou no Estado, junto com sua mulher Maria Luísa Freitas. O dirigente comunista ficou emocionado com a homenagem e agradeceu ao povo do Acre pelo reconhecimento.


 


 


O partido no Acre


 


 


O partido foi fundado em um congresso ocorrido no Rio de Janeiro e em Niterói. Na ocasião, participaram nove delegados representando os grupos comunistas de Niterói Porto Alegre, Recife, Rio e São Paulo. Inicialmente, eram apenas 73 filiados, um número bem distante dos atuais oito mil que existem apenas no estado do Acre, onde o Partido possui 29 vereadores, uma deputada federal, três vice-prefeitos e dois deputados estaduais, incluindo o atual presidente do Poder Legislativo, Edvaldo Magalhães, que, na foto, aparece ao lado de Rita Batista, a mais antiga militante do estado.



 


 


De Rio Branco,
Yuri Marcel