Argentina negou pouso a avião da comitiva de Bush, dizem EUA

A Argentina impediu que um dos aviões da comitiva que trouxe o presidente George W. Bush à América Latina há dez dias pousasse ou mesmo sobrevoasse o país, informou nesta quarta-feira (21/3) o secretário da Força Aérea dos EUA, Michael Wynne.


Segundo o Wynne, o temor do governo argentino é que o C-5 Galaxy, cargueiro de apoio da comitiva de Bush, tivesse problemas e não conseguisse mais levantar vôo. ''Isso realmente foi um tapa na cara de nossa Força Aérea'', disse o secretário ontem a uma subcomissão do Senado dos EUA.



Wynne usava o episódio na Argentina para criticar a manutenção dos aviões e defender o orçamento de US$ 110,7 bilhões para a Força Aérea em 2008. O C-5 é fabricado pela Lockheed Martin Corp, a maior fornecedora do Pentágono. Geralmente, transporta as limusines.



Entre 8 e 14 de março, Bush visitou Brasil, Uruguai, Colômbia, Guatemala e México. Não está claro por que a comitiva pediu permissão para pouso na Argentina. ''Neste momento, temos um incidente no qual a Argentina se recusou a aceitar o pouso do C-5 porque, na última vez em que o avião esteve lá, quebrou e eles não puderam retirá-lo'', declarou Wynne.



Ele disse também que a Argentina negou permissão para que o cargueiro sobrevoasse o país por meio de nota à embaixada dos EUA repassada à comitiva de Bush. A embaixada argentina também não se pronunciou a respeito até o momento.