“O Brasil precisa saber o que se passava na Bahia carlista” 

O Brasil precisa saber o que se passava na Bahia carlista”,  afirmou a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) em pronunciamento na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (21).

Alice se pronunciou sobre a descoberta da sala secreta na Secretaria de Segurança Pública, onde “se escondiam 520 processos protegidos pelo manto dos ex-governadores Paulo Souto, Antônio Carlos Magalhães, César Borges, e sob os auspícios dos ex-secretários Kátia Alves e Francisco Neto e do hoje Secretário de Segurança Pública do Estado de Alagoas, Coronel Edson Sá Rocha”.



Veja a íntegra do pronunciamento:
 


“Os acontecimentos da Bahia relatados pelo orador que me antecedeu são muito graves. Ontem, assistimos a um episódio dantesco na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania com alguns próceres do ex-Governo da Bahia que lamentavam a não instalação de uma CPI, mas não olhavam para os próprios acontecimentos daquele Estado.


 


Na Bahia, dezenas de CPIs deixaram de ser implantadas para análise de improbidades comprovadas dos sucessivos governos carlistas e, neste momento, os seus próceres apresentam-se como vestais da moralidade.



Aqui estão os jornais da Bahia, em que se constata o aparecimento de uma sala secreta na Secretaria de Segurança Pública. Nela se escondiam 520 processos protegidos pelo manto do ex-Governador Paulo Souto, do ex-Governador Antonio Carlos Magalhães, do ex-Governador César Borges, sob os auspícios dos ex-Secretários Kátia Alves e Francisco Neto e do hoje Secretário de Segurança Pública do Estado de Alagoas, Coronel Edson Sá Rocha.



O jornal A Tarde noticia, e o Secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia, com quem tive contato agora à tarde — e aproveito esta oportunidade para parabenizar a sua atitude pronta — , abriu inquérito administrativo e encaminhou ao Ministério Público o pedido de abertura de inquérito para analisar os 520 documentos de Prefeitos, de outros políticos e, lamentavelmente, também de policiais envolvidos com malversações ou mesmo crimes no Estado da Bahia.



Precisa ser de conhecimento nacional o tipo de prática que se exercitava na Bahia, exatamente para fazer com que a sociedade brasileira dê ouvidos a quem tem efetivamente credibilidade para ser ouvido. Parabéns ao Secretário de Segurança Pública da Bahia! Muito obrigada, Sr. Presidente”.