Mares Guia critica CPI e diz que Lula quer diálogo com oposição

Ainda ministro do Turismo, mas pronto para assumir o Ministério das Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia (PTB-MG), disse nesta quarta-feira (21) em São Paulo que recebeu orientação expressa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para mante

“O respeito aos parlamentares, às suas emendas, ao cronograma deles e não apenas ao nosso cronograma é outro fator fundamental que o presidente Lula me recomendou”, disse o ministro.


 


Por outro lado, Mares Guia condenou a tentativa da oposição de criar uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar as causas da crise do tráfego aéreo, além dos contratos da Infraero (estatal que administra os aeroportos). Para Walfrido, todas as informações disponíveis foram fornecidas pelo governo, o que justifica a não instalação de uma CPI.


 


“Não temos apagão aéreo. Todas as informações foram prestadas e estão disponíveis”, disse o ministro.


 


Walfrido criticou ainda a suposta estratégia da oposição de querer utilizar a CPI para atacar o governo. “Uma CPI tem que ter foco e apagão aéreo pode ser tudo ou nada. Por isso não tem sentido o governo e a situação apoiarem uma CPI que sabemos que é um instrumento político da oposição.”


 


Para barrar a CPI, o PT protocolou um recurso que foi aprovado ontem pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados. O presidente da Casa, Arlindo Chinaglia (PT-SP), sinalizou que deve votar o recurso contra a CPI numa sessão extraordinária, marcada para as 19h05.


 


Já a oposição espera que o STF (Supremo Tribunal Federal) determine a instalação da CPI. O ministro do Supremo Celso de Mello pediu informações para a Câmara para avaliar o mandado de segurança da oposição. Enquanto isso, os oposicionistas continuam obstruindo os trabalhos na Câmara.


 


Destravar


 


Embora o governo tenha conseguido barrar a CPI, Mares Guia acredita que ainda não dá para dizer que ficou mais fácil destravar a agenda do governo no Congresso, onde o Palácio do Planalto aguarda pela aprovação do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).


 



“Não acho que fica mais fácil, não. Vamos trabalhar para ter a melhor relação com o Congresso. Na República e na democracia, ai de nós se não tivesse oposição”, disse o ministro, que prevê que nesta quarta (21) ou quinta (22) o plenário aprecie a decisão favorável ao governo na CCJ.


 



“O plenário terá uma votação política. A orientação que o presidente Lula tem nos dado em qualquer circunstância, por mais simples, por mais complexo que seja o projeto, é que nós estejamos dentro do Congresso Nacional, atendendo a todos os convites, negociando, explicando, dando satisfação a todos os deputados e senadores. Não interessa se são da oposição ou do governo.”



 


Mares Guia disse que conversou na terça-feira com seu antecessor no cargo, Tarso Genro, e ele o orientou a manter “diálogo de alto nível”.


 


Da redação,
com agências