Ida de Nogueira Batista Jr ao FMI é aprovada por unanimidade

O economista Paulo Nogueira Batista Jr. foi aprovado nesta terça-feira (20/3) por unanimidade para a diretoria-executiva do Fundo Monetário Internacional (FMI), segundo informou a assessoria de imprensa do Ministério da Fazenda.

A votação ocorreu dentro das circunscrição da qual o Brasil faz parte dentro do Fundo. Nogueira Batista substituirá Eduardo Loyo após a reunião de primavera, que está marcada para abril.



Conhecido por suas posições críticas em relação à política econômica do primeiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o economista e professor de Política Econômica da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Paulo Nogueira Batista Júnior, não vê contradição em sua indicação como representante do Brasil e de mais oito países da América Latina no Fundo Monetário Internacional (FMI). Ao contrário, acredita que, depois de um período que privilegiou a estabilidade monetária, o próprio governo reconheceu que era hora de começar a focar o crescimento econômico.



Nogueira Batista considera que sua indicação é apenas uma pequena parte de uma mudança maior. E, seguindo esse raciocínio, a surpresa em torno da indicação de seu nome como representante do Brasil no FMI não se justifica. “Eu tenho sido crítico de alguns aspectos, mas vejo que a política econômica vem mudando desde 2005. Já há uma preocupação visível com o crescimento, uma vez que a estabilidade foi alcançada. Isso ficou bem claro com o lançamento do PAC”, diz Nogueira Batista, referindo-se ao Programa de Aceleração do Crescimento anunciado pelo presidente Lula no início do segundo mandato.



Com informações do sítio G1