Dia de luta contra o racismo lembra Massacre de Shaperville

No dia 21 de março de 1960, na cidade de Joanesburgo, capital da África do Sul, 20 mil negros protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular. No bairro de Shaperv

O Artigo I da Declaração das Nações Unidas sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial diz:


 


''Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública''


 


O racismo se apresenta, de forma velada ou não, contra judeus, árabes, mas sobretudo negros. No Brasil, onde os negros representam quase a metade da população, chegando a 80 milhões de pessoas, o racismo ainda é um tema delicado.


 


Para Paulo Romeu Ramos, do Grupo Afro-Sul, as novas gerações já têm uma visão mais aberta em relação ao tema. “As pessoas mudaram, o que falta mudar são as tradições e as ações governamentais”, afirma Paulo. O Grupo Afro-Sul é uma ONG de Porto Alegre, que promove a cultura negra em todos os seus aspectos.


 


Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em seu relatório anual, ''para conseguir romper o preconceito racial, o movimento negro brasileiro precisa criar alianças e falar para todo o país, inclusive para os brancos. Essa é a única maneira de mudar uma mentalidade forjada durante quase cinco séculos de discriminação”.


 


Presidente Lula assinou acordos de cooperação pela igualdade racial


 


O Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial foi lembrado hoje (21) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em cerimônia no Palácio do Planalto.


 


O presidente destacou os quatro anos da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), criada em março de 2003. Na cerimônia, foram assinados diversos acordos de cooperação voltados para inclusão social infanto-juvenil e de comunidades quilombolas de várias regiões do Brasil.


 


Um dos termos, a ser firmado entre a Seppir e a Eletrobrás, prevê o repasse de R$ 1 milhão para o programa Energia Quilombola. Outro prevê o acesso ao mercado de trabalho, por meio do projeto Adolescente Aprendiz, desenvolvido em parceria com a Caixa Econômica Federal.


 


Deve ser assinado também um acordo de cooperação com a Confederação Brasileira de Capoeira para estimular essa prática esportiva entre crianças e jovens que vivem em comunidades quilombolas e em periferias.


 


Com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), deve ser assinado um termo de cooperação para participação de uma tribo indígena e uma comunidade quilombola durante o revezamento da Tocha Pan-Americana, que vai percorrer 42 cidades brasileiras.