Com revisão, PIB brasileiro em dólar sobe para 10ª posição

A revisão do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro de 2000 a 2005 permitiu que o país ultrapassasse Índia, Austrália, Holanda e Coréia do Sul no ranking das maiores economias do mundo, segundo levantamento da Austin Rating.

Com as novas taxas divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (21/3), o Brasil passou a ocupar em 2005 a 10ª posição no ranking das maiores economias do mundo, considerando o PIB em valores correntes em dólar.



Em 2004, o Brasil ocupava a 13ª posição nessa lista, levando em conta a nova metodologia. O Brasil cresceu 2,9% em 2005, última revisão disponível. A taxa é superior à de 2,3% inicialmente divulgada.



“(A revisão) mostra que ainda há muito o que se aperfeiçoar com relação à contabilidade nacional, e mostra que as condições de crescimento do país são um pouco maiores que nos últimos anos”, afirmou Alex Agostini, economista-chefe da empresa de classificação de risco Austin Rating.



“É necessário fazer investimentos na área de pesquisa, isso ficou muito claro.” A Austin ressaltou que o Fundo Monetário Internacional (FMI) só divulgará a revisão do crescimento dos demais países no final de abril.


 


Leia também: Com novo método, IBGE revisa para cima PIBs de 2002 a 2005