A primeira reunião regional da SBPC  no Estado do Amapá

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC realizou a primeira reunião regional, no período de 17 a 19 de março de 2007, no Campus Marco Zero da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP.

O evento iniciou às 18:30 horas, com a cerimônia de abertura, no Ginásio de Esportes da UNIFAP,   com a participação do Reitor da UNIFAP, Prof. Dr. José Carlos Tavares Carvalho, do  representante do Governo do Estado do Amapá, Sr. Alberto Góes, do representante do  Presidente da SBPC, Prof. Dr. Osvaldo Augusto Santanna e de várias autoridades do Estado.


 



O número de inscrições aproximou-se a duas mil pessoas. Os espaços disponíveis no Campus Marco Zero foram utilizados para a realização de conferências, comunicação científica, encontros temáticos, mesas redondas, exposição de pôsteres e minicursos nas áreas de educação, linguagem e arte, humanas, ciências sociais aplicadas, ciências da saúde, ciências biológicas, ciências exatas, ciências agrárias e química.


 


Vários pesquisadores do Amapá e de outros estados participaram do evento. Ocorreu, também, o lançamento dos livros: 


 



1. Educação Superior Brasileira – 1991 a 2004. Estado do Amapá, organizadores Dilvo Ristoff e Jaime Gioto (INEP), autores: Olgaíses Maués (UNIFAP), Marinalva Oliveira (UNIFAP) e Arley Costa (UNIFAP).
2. Patrimônio Cultural Imaterial e Povos Indígenas – Exemplos no Amapá e norte do Pará. Organizadora: Dominique Tikin Gallois.
3. Atlas Zona Costeira Estuarina do Estado do Amapá: do diagnóstico socioambiental ao zoneamento ecológico-econômico costeiro participativo. Autores: Uédio Robds Leite da Silva, Luis Roberto Takiyama, Sirley Luzia de Figueiredo, Macapá: IEPA, 2006.
4. Seu Dico e o Gerenciamento Costeiro. Autores: Sirley Luzia de Figueiredo Silva, Uédio Robds Leite da Silva e Luis Takiyama: IEPA, 2006.


 


Ao final do encontro o Presidente da SBPC, Prof. Dr. Ennio Candotti, anunciou que a entidade está tentando reunir os Secretários de Planejamento de todos os Estados da Amazônia, para elaboração de um grande plano de ciência e tecnologia para a Região Norte.


Da redação,


com agencias