PCdoB comemora 85 anos com novas filiações no Paraná

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) comemora neste mês de março 85 anos de existência ininterrupta, embora tenha mais tempo na clandestinidade do que na legalidade. De longe, é a agremiação mais antiga do país. Mas com o peso da experiência política,

Nesta quarta-feira, dia 21, às 19h, no Hotel Caravelle, o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, vem participar de um ato político de abonação da ficha de filiação de dezenas de dirigentes sindicais e personalidades políticas do Paraná. Além disso, Rebelo deverá debater com os companheiros de partido a reforma ministerial e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).


 


O presidente estadual do PCdoB do Paraná, Milton Alves, disse que o partido vai abrir as portas ao presidente da Federação dos Trabalhadores da Indústria do Paraná (FETIEP), Luiz Gin, que assina ficha de filiação junto com diversos dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos e de comissões de fábrica de categorias ligadas às indústrias da alimentação, do fumo, têxtil e do papel, dentre outras.


 


“O PCdoB mostra muito vigor político nestes 85 anos de experiência política”, afirmou Milton Alves, para quem “nossa agremiação está preparada para ousar mais e jogar um papel com maior protagonismo na vida política do Paraná”.


 


Um história de ousadia


Há 85 anos, no dia 25 de março de 1922, nascia um das mais importantes agremiações do país: o Partido Comunista do Brasil. Fruto de um período de grande agitação política e cultural, dos momentos de grandes greves operárias e da Semana da Arte Moderna.


O PCdoB foi um dos partidos mais aguerridos na luta contra o nazi-fascismo e apoiou o ingresso do Brasil na Segunda Guerra Mundial. Também participou ativamente da campanha “O Petróleo é Nosso!”.


Combateu a ditadura militar, mobilizou o povo pela Anistia e pelas Diretas, Já!


O partido participa do governo Lula desde seu primeiro mandato e ajudou a construir sua primeira vitória numa aliança que começou em 1989. Consolidou seu nome, ampliou sua bancada, elegeu prefeitos, senadores e nomes que hoje batalham, no Legislativo e no Executivo, por um Brasil igualitário, soberano e desenvolvido.


 


Serviço:


Dia 21 de março de 2007 – 19h
Hotel Caravelle
R. Cruz Machado 282 (esquina com Rua Ermelino de Leão)
Centro – Curitiba


Mais informações (41) 8815-5946 – Milton Alves – presidente estadual PCdoB.